Empréstimo capital de giro

Empréstimo capital de giro

Planejar a área financeira de uma empresa é um desafio muito grande. Por isso é comum que em alguns momentos falte valores para tocar o negócio. Mas, não se desespere, a Empréstimos & Financiamentos pode te ajudar.

Se falta dinheiro no seu caixa, o empréstimo capital de giro é uma ótima opção. Com ele você pode arcar com diversos tipos de pagamentos que um negócio necessita. Está interessado? Simule um empréstimo clicando no botão abaixo.

O que é capital de giro?

É considerado capital de giro todo o valor dentro de uma empresa. Então, pensando neste conceito incluímos nessa quantia não só o dinheiro em caixa. Além disso há também os créditos, estoques, dentre outros.

Esse montante é de extrema importância para seu estabelecimento uma vez que possibilita manter os estoques cheios e pagar os fornecedores de produtos, salários, impostos e demais despesas. Ademais, é por possuir esse valor que a empresa consegue oferecer a possibilidade de compras a prazo aos clientes.

Uma vez que o capital de giro do negócio está baixo, as preocupações começam a surgir. Por isso, vale buscar alternativas para equilibrar esse problema. Uma saída são os empréstimos.

Como funciona o empréstimo capital de giro?

O empréstimo capital de giro é uma modalidade oferecida por muitas instituições financeiras hoje em dia. Com esse auxílio o empreendedor poderá alimentar o caixa, saindo do risco de deixar contas, salários e demais despesas atrasadas. 

Todo processo pode ser realizado de maneira simplificada e rápida pelo responsável do empreendimento. Basta encontrar uma prestador de confiança e acertar os detalhes da negociação para ter acesso ao valor em poucos dias. 

Quais são os tipos de empréstimo capital de giro?

Os empréstimos de capital de giro se dividem em vários modelos. Essas opções não são fixas em todos os bancos que a oferecem. Por isso, é possível encontrar modalidades diferentes a depender da instituição financeira que você escolher. Confira a seguir algumas das mais famosas.

  • Aplicação financeira

    As empresas que possuem investimentos poderão usá-los no processo de empréstimo de capital de giro. Assim, os valores aplicados ficam como garantia para o banco. Isso possibilita um valor maior disponível para retirada. Uma vez que o cliente não arque com os pagamentos, a instituição financeira terá o direito de recolher o dinheiro investido.

  • Duplicatas

    Outra maneira de conseguir quantias elevadas no empréstimo é deixando suas duplicatas como garantia para o banco. Esse modelo funciona de maneira bastante parecida com o anterior. Logo, é uma saída simples para os empreendimentos que precisam de ajuda.

  • Recebíveis de cartão

    A empresa que realiza vendas através de maquininhas de cartões têm mais uma possibilidade de conseguir um empréstimo. Na modalidade de recebíveis de cartão, o empreendedor deixa como garantia os pagamentos feitos nesta opção.

  • Devedor solidário

    Caso a empresa não possua nenhuma das modalidades anteriores, as opções ficam um pouco mais restritas. Entretanto, ainda há possibilidade de conseguir um empréstimo. Com o modelo de devedor solidário, é possível deixar uma pessoa física como garantia para retirar o valor emprestado.

Benefícios do capital de giro para empresas

Ver sua empresa passar por dificuldades financeiras pode ser muito difícil pois, na maioria das vezes, foram criadas com muito esforço. Entretanto, um empréstimo capital de giro pode ser o que faltava para trazer esperanças ao seu negócio. Confira alguns dos muitos benefícios que essa opção oferece. 

  • Segurança

    O empréstimo capital de giro é extremamente seguro para sua empresa. Mas lembre-se que qualquer negociação deste tipo deve ser feita após um planejamento financeiro. Isso auxiliará na hora de negociar os valores da parcela, por exemplo, e não cair na inadimplência.

  • Facilidade na contratação

    Atualmente, contratar um empréstimo é um serviço bastante simples e rápido. A maioria das instituições financeiras realizam esse procedimento pela internet, promovendo comodidade e segurança.

  • Agilidade

    Depois de fechar negócio com a empresa que escolher, o valor costuma cair em poucos dias. A depender da instituição e do canal em que o contrato foi firmado, a quantia entra na sua conta na mesma hora.

  • Flexibilidade

    Esse tipo de empréstimo está se popularizando por conta da sua flexibilidade. Assim, suas condições de pagamento facilitam a quitação da dívida, fazendo com que mais usuários busquem essa opção.

Como contratar capital de giro para empresas?

Contratar um capital de giro é bem simples. As etapas para isso podem ser realizadas de duas maneiras diferentes: presencial ou online. Então, o primeiro passo é escolher a melhor empresa para fechar o negócio e como chegará até ela.

Cada instituição conduz o processo de forma diferente. Porém, alguns passos podem se repetir. Geralmente tudo começa com uma simulação onde você dará os dados do seu empreendimento, motivo para solicitar o valor e outras informações.

Em seguida o banco irá analisar as respostas e indicar qual a melhor opção de serviço para seu caso. Esses serviços serão apresentados para o cliente. Este então deverá selecionar qual a melhor forma de pagar, escolhendo o número de parcelas. Por fim, basta concluir o procedimento e aguardar o dinheiro cair na conta. Aproveita para testar uma simulação por aqui.

Dúvidas frequentes sobre empréstimo de capital de giro para empresas

Se você ainda está com dúvidas sobre o serviço de empréstimo de capital de giro, confira algumas questões que podem esclarecer mais sobre este serviço a seguir.

Praticamente todos os processos bancários sofrem com a cobrança de encargos e juros. Assim, o empréstimo de capital de giro não seria diferente. Antes de fechar o negócio você já terá acesso aos valores de Impostos sobre Operações Financeiras (IOF) e demais taxas que precisará pagar junto do valor emprestado.

Os contratos de empréstimo costumam incluir cláusulas acerca do sigilo dos dados do cliente. Lembre-se de ler todo o documento antes de assinar para saber mais sobre essas informações. Em procedimentos online há ainda a proteção da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que faz parte da legislação brasileira.  

As regras para o pagamento da parcela dependem de cada instituição bancária. Contudo, na maioria das vezes o valor é debitado automaticamente na conta em que o empréstimo foi contratado. Essa cobrança pode ocorrer  integral ou parcialmente.

Caso a parcela atrase, outras contas cadastradas no mesmo CPNJ também serão debitadas até que o valor total da mensalidade seja pago. Se não houver limite disponível, o valor sairá do cheque especial. 

Simule agora o seu empréstimo para capital de giro

Se você está com problemas financeiros em sua empresa e deseja conseguir um empréstimo de capital de giro, entre em contato conosco. Estamos disponíveis para oferecer a melhor saída para seu negócio. Não deixe pra depois, simule aqui um empréstimo.