Emprestimo com garantia de imovel terreno

Emprestimo com garantia de imovel terreno

Emprestimo com garantia de imovel terreno

Hoje, muitos brasileiros se encontram em situações financeiras realmente difíceis. Dessa forma, seja por uma necessidade ou desejo de investir e realizar sonho, uma parcela considerável busca formas de conseguir uma quantia emprestada. Nós podemos te ajudar nesta situação!

Vale lembrar que um problema enfrentado com frequência é a baixa quantia oferecida. Contudo, para conseguir altos valores é possível pedir empréstimo usando como garantia um imóvel terreno. Se você tem interesse nessa modalidade, simule agora clicando no botão abaixo.

Use seu Terreno para Ajustar a sua Vida Financeira

Depois da pandemia que assolou o mundo, tem sido comum encontrar pessoas que ainda não se recuperaram financeiramente. Mesmo que tudo já tenha voltado ao normal, alguns problemas na condição econômica ainda não foram reestruturados.

Dessa maneira, não sobram muitas opções para quem busca ou necessita de ajuda. O empréstimo passa a ser uma delas. Mas, muitos se questionam como conseguir valores realmente elevados. Isso porque as quantias que normalmente são oferecidas, são baixas.

Uma saída que pode auxiliar essa parcela da população é o empréstimo com garantia de imóvel terreno. Essa possibilidade oferece números realmente elevados para quem está à procura de dinheiro elevado.

O que é empréstimo com garantia de terreno?

Sabemos que quando vamos fazer um empréstimo, em algumas modalidades é necessário deixar um bem como garantia. Assim funciona também o empréstimo com garantia de imóvel terreno. 

Nestes casos, o usuário busca uma empresa que ofereça essa opção. Uma vez acordado que um imóvel terreno será usado, inicia-se o processo das documentações.

Dessa maneira, o proprietário deixa de ser o dono do espaço, e a instituição financeira tem a posse do bem. Contudo, é importante esclarecer que o cliente pode continuar morando ou mesmo alugando seu imóvel normalmente. 

Por outro lado, qualquer negociação envolvendo a venda, troca e outros trâmites legais só podem acontecer depois do fim do contrato. Este é concluído apenas após a quitação da dívida do empréstimo.

No Brasil, é possível fazer empréstimo com garantia de terreno?

Para quem se interessa pela ideia de conseguir um empréstimo com garantia de terreno, a boa notícia é que é possível fazer isso no Brasil. Atualmente já existem diversas instituições financeiras que oferecem essa opção para seus usuários. 

Vale lembrar que não são todos os imóveis que estão disponíveis para essa modalidade de empréstimo. Assim, é comum que as empresas aceitem apenas aqueles que estão avaliados a partir de R$ 50 mil. 

A localização do espaço também poderá fazer com que ele não seja uma opção para a empresa.  Além disso, o local deverá obedecer todas as leis da prefeitura, regularizado de acordo com as normas.

Existe empréstimo com garantia de terreno rural?

É verdade que existem dois tipos de terreno. Os urbanos são os mais comuns, e mais conhecidos. Já, os terrenos rurais acabam deixando muitos usuários confusos quanto a possibilidade de usá-lo nesta modalidade.

Dessa maneira, é importante ressaltar que essa não é uma opção para quem deseja colocar um terreno como garantia. Os usuários que tiverem um imóvel rural podem solicitar empréstimos com condições parecidas à esta opção.

Qual a diferença entre home equity e empréstimo com garantia de terreno?

Quando comparamos o empréstimo com garantia de terreno, muitos usuários podem questionar qual a diferença com o home equity. Porém, essa comparação é muito mais simples do que parece.
Na verdade essas duas práticas são a mesma modalidade. O home equity é frequentemente uma escolha dos clientes norte-americanos para conseguir dinheiro emprestado. O mesmo ocorre na Europa.

O que é alienação fiduciária?

Um termo muito utilizado quando falamos de empréstimo com terreno de garantia é alienação fiduciária. Mas, o que significam essas duas palavras e como se relacionam com empréstimos?

O termo “alienação”, no meio jurídico, significa a passagem de um direito ou um bem para outra pessoa. Já a palavra fidúcia, da onde surge “fiduciária”, tem como significado o termo “confiança”.

Sendo assim, alienação fiduciário é o ato de transferir um direito ou um bem com confiança para outra pessoa. Por isso, no empréstimo com terreno de garantia, você repassa o seu bem ao banco para que ele confie que você quitará a dívida.

No Brasil a Lei nº 9.514, de 1997, estabeleceu a alienação fiduciária no mercado imobiliário. Depois deste marco, os empréstimos utilizando essa facilidade surgiram, fazendo com que o Brasil tivesse acesso a mais opções de serviço de concessão de valores emprestados.
Como fazer contrato de alienação fiduciária para crédito com garantia de terreno?
Uma vez que o cliente decide usar seu imóvel como garantia para um empréstimo, é importante estabelecer uma documentação. O contrato de alienação fiduciária é o passo mais importante na hora de conseguir o dinheiro emprestado.

Assim sendo, existem várias informações que devem estar obrigatoriamente no documento. São elas:

  • Valor emprestado;
  • Valor a pagar;
  • Taxas de juros e seus encargos;
  • Condições de pagamento da dívida;
  • Prazo para quitação do valor;
  • Descrição do imóvel, modo de aquisição e indicação do título;
  • Descrição dos direitos do cliente em usar seu imóvel dentro das regras estabelecidas;
  • Detalhes do valor e critérios do imóvel em caso de leilão público para venda. 
  • Detalhes sobre instruções para leilão público caso seja necessária a venda do imóvel. 

É importante pontuar que o contrato só terá valor jurídico uma vez que tenha registro em cartório.

Como retirar a alienação fiduciária depois da quitação do empréstimo?

Alguns clientes podem se preocupar com a dificuldade de reverter o bem ao seu nome após o fim do contrato. Contudo, a boa notícia é que tudo poderá se resolver sem grande dificuldades pois esse tipo de relação é quase automática.

Quando a alienação fiduciária é feita junto a uma instituição financeira, seu fim está ligado à quitação das parcelas. Logo, se o cliente estiver de acordo com todas as suas obrigações, ao fim da dívida, terá seu bem de volta.

Para isso é necessário buscar auxílio junto da empresa que forneceu o empréstimo. O estabelecimento oferecerá um termo de quitação de dívidas. Este documento deve ser apresentado no Cartório de Registro de Imóvel. Então, as informações do seu imóvel serão atualizadas.

Vale destacar que depois de alienar seu bem para uma empresa ou pessoa, esse dado ficará no histórico do imóvel. Contudo, também será sinalizado que a dívida está paga corretamente

Em caso de inadimplência, o terreno pode ser leiloado?

Quando a vida financeira sai do esperado e as dificuldades de pagar a parcela do empréstimo surgem, há riscos. Para os inadimplentes, a chance de perder o imóvel é grande.

Entretanto, não é tão fácil perder o controle da situação. O imóvel só passa para o leilão caso o cliente deixe de pagar muitas parcelas. A quantia dependerá do estabelecido pela empresa que liberou o empréstimo.

Antes de perder o imóvel ainda existem chances de tentar resolver. Alguns locais oferecem períodos de carência para que o cliente se reorganize financeiramente. Outras ainda possibilitam que o interessado renegocie as dívidas.

Uma vez que nenhuma opção gere resultados, a inadimplência é uma verdade. A partir daí, a empresa tem o direito de colocar o imóvel apenas em seu nome. Depois disso, deverá realizar leilão ou venda para pagar o restante da dívida com o valor.

Vantagens do empréstimo com garantia de imóvel terreno

As vantagens para realizar um empréstimo com garantia de imóvel terreno são diversas. Essa modalidade é bastante flexível, o que a faz uma ótima saída para parte dos brasileiros que estão em busca de auxílio financeiro.

Sabemos que os empréstimos, na maioria das vezes, não oferecem valores elevados. Por isso, a opção de garantia com imóvel é uma chance para quem precisa de um montante significativo de dinheiro.

Outro ponto interessante é que diferente do financiamento imobiliário, nesta opção, o usuário pode utilizar o valor como desejar. Assim, há mais liberdade de investir ou gastar a quantia em outro meio que não seja o imobiliário.

Os prazos para pagamento também chamam a atenção dos clientes interessados nessa modalidade. Aqueles que a escolhem podem realizar a quitação de 15 a 20 anos.

Além disso, como já comentamos, os juros baixos são um ótimo atrativo para esse modelo de empréstimo. Algumas empresas conseguem chegar a valores realmente especiais, como menos de 1% ao mês.

Condições do empréstimo

Solicitar um empréstimo com terreno de garantia é um processo cuidadoso. Por esse motivo, há algumas etapas a serem que devem ser respeitadas até a resposta do banco. Só depois de várias análises o dinheiro é liberado. 

  • Análise de crédito

    A análise de crédito é um processo comum para qualquer tipo de empréstimo. Este é o momento onde a instituição financeira fará pesquisas para conhecer o perfil de seus clientes.

    Assim, ela estudará qual a renda mensal, perfil de consumo, histórico de pagamento e outros detalhes de sua vida econômica. Todo esse processo serve para saber se o interessado realmente terá condições de arcar com a dívida do valor solicitado, assim, evitando inadimplência.

  • Análise jurídica

    Uma vez que o cliente passa em todas as etapas da avaliação de crédito, a empresa passa a se preparar para a liberação do valor. Neste momento ocorre a avaliação das documentações necessárias.

    A instituição analisa todos os registros para evitar possíveis problemas legais futuros, evitando prejuízos desnecessários. Assim, estuda se o bem está de acordo com todas as leis municipais e federais. A instituição analisa todos os registros para evitar possíveis problemas legais futuros, evitando prejuízos desnecessários. Assim, estuda se o bem está de acordo com todas as leis municipais e federais. Assim, esse processo é importante para entender os detalhes do seu caminhão. É também nesta hora que se estabelece a quantia que o seu bem está valendo naquela condição.

  • Avaliação do terreno

    Junto ao procedimento de análise jurídica, também ocorre a avaliação do imóvel. Esse processo conta com profissionais capacitados para descrever no documento cada particularidade do local.

    A vistoria não faz apenas o registro das condições em que a propriedade se encontra, mas também avalia o preço de mercado. Essa ação é essencial para que a instituição estabeleça o valor que será disponibilizado.

  • Posso pedir empréstimo com o mesmo valor do meu terreno?

    Depois do processo de vistoria o profissional estabelece o valor de mercado. É neste momento que o cliente saberá quanto poderá receber. Porém, existem alguns pontos importantes.

    É necessário esclarecer que o valor disponível jamais será igual ao preço do imóvel. Assim, a quantia disponível para os terrenos representa de 50% a 60% do valor total. Essa porcentagem poderá variar de acordo com a empresa contratada.

    É importante lembrar que outros pontos também influenciam esse número. A análise de crédito pode fazer com que a porcentagem caia, por exemplo. Assim, o melhor a fazer é realizar uma simulação com o estabelecimento que preferir.

    A instituição analisa todos os registros para evitar possíveis problemas legais futuros, evitando prejuízos desnecessários. Assim, estuda se o bem está de acordo com todas as leis municipais e federais. Assim, esse processo é importante para entender os detalhes do seu caminhão. É também nesta hora que se estabelece a quantia que o seu bem está valendo naquela condição.

  • Assinatura do contrato

    Todo o sistema para conseguir o empréstimo pode demorar um pouco. Contudo, cada etapa é essencial para a segurança dos dois lados envolvidos na negociação.

    Depois das análises e vistorias, a instituição já possui todas as informações para fechar o negócio. Neste momento é a hora de ver o valor proposto, a forma de pagamento, os juros e também o prazo disponível. Tudo deve ser estudado com cautela.

    Uma vez que o usuário estiver de acordo com todas as cláusulas, resta assinar o contrato. Depois de todo esse procedimento, os valores costumam ficar disponíveis entre 48 a 72 horas úteis.

    É necessário esclarecer que o valor disponível jamais será igual ao preço do imóvel. Assim, a quantia disponível para os terrenos representa de 50% a 60% do valor total. Essa porcentagem poderá variar de acordo com a empresa contratada.

    É importante lembrar que outros pontos também influenciam esse número. A análise de crédito pode fazer com que a porcentagem caia, por exemplo. Assim, o melhor a fazer é realizar uma simulação com o estabelecimento que preferir.

    A instituição analisa todos os registros para evitar possíveis problemas legais futuros, evitando prejuízos desnecessários. Assim, estuda se o bem está de acordo com todas as leis municipais e federais. Assim, esse processo é importante para entender os detalhes do seu caminhão. É também nesta hora que se estabelece a quantia que o seu bem está valendo naquela condição.

Documentos para o empréstimo com garantia de imóvel terreno

Como o empréstimo com garantia de imóvel terreno é um processo bastante sério, muitos documentos são solicitados. Dessa forma, os principais são os seguintes:

Adquira seu empréstimo com garantia de imóvel terreno

Os empréstimos com garantia de imóvel terreno podem ser pouco falados, mas muitas empresas disponibilizam esse serviço. Assim, vale conhecer algumas opções disponíveis.

Um dos maiores bancos do país, o Banco do Brasil, disponibiliza o empréstimo diretamente pelo aplicativo. São até 238 parcelas e 55% do valor da avaliação.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza o empréstimo variando entre 180 até 240 meses para pagar. Além disso, também é possível solicitar o início do procedimento pela internet.

Vale lembrar que existem outras opções renomadas como Santander, Itaú, Bradesco e vários outros bancos. Ademais, instituições financeiras diferentes também ofertam o empréstimo com imóvel de garantia.